Inauguração da Livraria Lisboa Cultura na Baixa: Um Novo Faro para a Capital
A Livraria Lisboa Cultura abre portas na Baixa, ao lado do Café Nicola, com foco em edições que exploram a rica história e cultura da cidade.

A nova Livraria Lisboa Cultura será oficialmente inaugurada na próxima sexta-feira, na Praça D. Pedro IV, também conhecida como Rossio, um local icónico da capital portuguesa. Este espaço, que já teve a sua história como livraria, surge agora ao lado do famoso Café Nicola e da Tabacaria Mónaco, prometendo oferecer não apenas obras de edição municipal, mas também outros títulos de diversos editores, todos centrados na história, arquitetura, artes, poesia e meio ambiente de Lisboa.
Segundo a Câmara Municipal de Lisboa, esta livraria pretende ser "um espaço para contar a cidade", refletindo a relevância do livro na política cultural da metrópole. Com um acervo de mais de 1.500 títulos, a livraria não se limita apenas à documentação municipal, mas também acolhe obras que apresentam diferentes perspectivas sobre Lisboa. "Em cada livro, é uma nova face da cidade que se revela", afirmou a autarquia.
Com a intenção de se tornar um ponto de encontro cultural, a Livraria Lisboa Cultura irá dinamizar um programa regular que incluirá conversas, apresentações e outras atividades, promovendo uma colaboração contínua com os agentes culturais da cidade. As portas abrirão às 15h00, seguindo-se um passeio denominado Rossio Literário, que se irá realizar uma hora depois, onde os visitantes poderão descobrir as referências literárias desta emblemática praça. Para as 18h00, está agendada uma conversa sobre o catálogo da livraria, enriquecendo ainda mais a experiência.
Na sua participação na Feira do Livro de Lisboa em maio, o presidente da câmara, Carlos Moedas (PSD), destacou que a livraria irá promover principalmente edições da autarquia, incluindo obras que raramente chegam ao público, como as do Marquês de Pombal e de Ressano Garcia.
A Livraria Lisboa Cultura estará aberta de segunda a sábado, das 10h00 às 19h00, e este projeto resulta de uma colaboração entre a Direção Municipal de Cultura e a empresa municipal Lisboa Cultura.