Imigrante perde vida após queda em operação de imigração na Califórnia
Um imigrante morreu após cair de telhado durante rusga em quintas de canábis, gerando protestos e levantando questões sobre as ações da administração de Trump contra imigrantes.

Um imigrante de 57 anos, Jaime Alanis, faleceu após sofrer ferimentos de uma queda do telhado de uma estufa durante uma recente operação de imigração numa quinta de canábis no sul da Califórnia. A sobrinha, Yesenia Duran, confirmou à agência de notícias Associated Press que Jaime, que enviava os seus rendimentos para a mulher e filha no México, é a primeira vítima fatal entre as operações anti-imigração da atual administração do Presidente Donald Trump.
Yesenia descreveu Jaime como o responsável pelo sustento da sua família e lançou uma campanha no GoFundMe para ajudar a apoiar os seus entes queridos. O sindicato United Food Workers, que representa trabalhadores agrícolas, lamentou a perda, afirmando que as ações federais são "violentas e cruéis", aterrorizando as comunidades e interrompendo as cadeias de abastecimento alimentar nos Estados Unidos.
Na última quinta-feira, cerca de 200 imigrantes foram detidos em rusgas em duas quintas de canábis, onde ocorreram confrontos entre as autoridades e manifestantes que protestavam contra a operação em Camarillo. O Departamento de Segurança Interna anunciou a prisão de quatro cidadãos norte-americanos por resistência às autoridades, enquanto procuravam um suspeito que supostamente disparou uma arma contra os agentes.
O clima de medo entre as comunidades imigrantes tem aumentado, especialmente com o aumento das detenções por parte das autoridades de imigração na Califórnia. Na sexta-feira, uma juíza federal determinou a suspensão das detenções indiscriminadas em sete condados, incluindo Los Angeles.
De acordo com o censo de 2020, existem 1,45 milhões de pessoas de origem portuguesa nos EUA. Em 2024, 69 portugueses foram repatriados, e o governo português indicou que 24 cidadãos estão atualmente detidos nas autoridades norte-americanas, levando a preocupações sobre a deportação.