País

Guarda retoma a normalidade com escolas, serviços e hospitais operacionais

há 4 horas

Após sete horas de corte de energia, a cidade da Guarda regista a normalização dos serviços municipais, escolares e hospitalares, apesar de persistirem pequenas falhas no abastecimento de água.

Guarda retoma a normalidade com escolas, serviços e hospitais operacionais

Depois de sete horas sem eletricidade, a cidade da Guarda voltou à rotina normal. Serviços municipais, consultas hospitalares e a maioria dos estabelecimentos escolares reiniciaram as suas atividades, garantindo o retorno gradual da normalidade na região.

Segundo uma fonte da ULS da Guarda, o restabelecimento tem sido progressivo e prevê-se que todas as consultas externas se realizem ao longo do dia. O serviço de Urgência Pediátrica retomou o seu local habitual, tendo operado temporariamente nas consultas externas na segunda-feira. Para este início de tarde, está agendada uma nova reunião da Comissão de Catástrofe da ULS para avaliar o ponto de situação.

No setor educativo, as aulas foram retomadas nas escolas da Guarda e na maioria dos distritos, com exceção do concelho da Mêda, onde os estabelecimentos de ensino optaram pelo encerramento temporário durante o dia. O município da Guarda confirmou que os serviços no distrito estão a funcionar sem contratempos.

No entanto, a interrupção de energia continua a afetar a rede de abastecimento de água, provocando baixa pressão em pontos da zona alta, tais como o Bairro do Bonfim, a Rua Duque de Bragança (Bairro da Caixa), a Rua António Sérgio e arredores, bem como nos bairros Alfarazes, Nª Sr.ª dos Remédios e da Luz. A Águas do Vale do Tejo está a trabalhar na resolução do problema, com expectativa de normalização durante a manhã.

O corte generalizado no fornecimento elétrico, que teve início às 11h30 de segunda-feira, afectou Portugal e Espanha, causando o encerramento dos aeroportos e congestionamentos nos transportes e trânsito das grandes cidades. O operador E-Redes afirmou que, após uma restauração gradual do serviço, a energia encontra-se agora totalmente normalizada.

Tags:
#GuardaNormalizada #RecuperaçãoTotal #ForçaNaComunidade