País

Agricultura e Inovação: Ovibeja 2023 rumo a um futuro sustentável

há 4 horas

Beja acolhe a 41.ª Ovibeja, onde a ACOS promove debates sobre IA, sustentabilidade e os desafios da agricultura moderna, com exibições tecnológicas, colóquios e uma programação musical imperdível!

Agricultura e Inovação: Ovibeja 2023 rumo a um futuro sustentável

A 41.ª edição da Ovibeja, organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, inicia nesta quarta-feira no Parque de Feiras e Exposições de Beja, com uma previsão de mais de 100 mil visitantes até domingo.

Esta edição tem como lema "+ Agricultura + Futuro" e coloca em debate a importância da atividade agrícola como motor do desenvolvimento sustentável. Entre os assuntos em destaque, encontram-se as alterações climáticas, a preservação ambiental e a necessidade de adaptar a produção alimentar face ao crescimento da população mundial.

Outros desafios, como a escassez de recursos, o envelhecimento da classe agrícola e o despovoamento das zonas interiores, também são abordados. A ACOS sublinha que o recurso à mão-de-obra imigrante, aliado a uma integração social responsável, é uma das estratégias para combater o declínio demográfico nas áreas rurais. Um colóquio, organizado em colaboração com a Incubadora Social do Baixo Alentejo, irá tratar especificamente desta temática na quinta-feira, pelas 11h.

Adicionalmente, no dia de sexta-feira terá lugar outro debate, intitulado igualmente "+ Agricultura + Futuro", com foco na renovação geracional do setor agrícola. Por outro lado, o Pavilhão Inovação e Tecnologia, localizado no Campo da Feira, destaca a importância das novas tecnologias e da Inteligência Artificial na produção agrícola, através de palestras, discussões e demonstrações de equipamentos de parceiros e expositores.

O presidente da ACOS, Rui Garrido, destaca que "é fundamental que a academia e os seus investigadores colaborem com os agricultores, na busca por métodos que permitam aumentar a produção de forma sustentável, tanto a nível económico como ambiental".

A Ovibeja é reconhecida como a grande feira do Sul de Portugal e, neste ano, torna-se também palco para a presença política, dado o calendário eleitoral com as legislativas a 18 de maio e as autárquicas a decorrerem entre setembro e outubro. O evento inclui exposições, venda de produtos agroalimentares, artesanato, maquinaria agrícola, concursos pecuários, provas hípicas e uma vibrante animação de rua.

Na área musical, os visitantes poderão desfrutar das atuações de Bárbara Bandeira (quarta-feira), Bandidos do Cante e After Nothing (quinta-feira), Slow J (sexta-feira) e Miguel Araújo (sábado), complementadas por DJs após cada concerto.

Tags:
#AgriculturaFuturo #InovaçãoAgrícola #Sustentabilidade