Economia

Greves na CP provocam interrupções significativas na circulação de comboios

há 14 horas

A CP alerta para sérias perturbações no serviço até 14 de maio, devido a greves de vários sindicatos. Serviços mínimos não foram estabelecidos.

Greves na CP provocam interrupções significativas na circulação de comboios

A Comboios de Portugal (CP) fez um aviso esta quarta-feira sobre possíveis interrupções significativas na circulação de comboios, que persistirão até ao dia 14 de maio. Estas greves foram convocadas por diversos sindicatos, e a empresa não irá garantir a regularidade na operação, especialmente nos dias 7, 8 e 9 de maio.

A CP explicou que, dado não terem sido definidos serviços mínimos pelo Tribunal Arbitral do Conselho Económico Social, as consequências nas operações poderão ser severas, especialmente entre os dias 7 e 13 de maio, quando as perturbações serão mais acentuadas.

A greves que abarcam os dias 7 e 8 de maio são organizadas pela Associação Sindical das Chefias Intermédias de Exploração Ferroviária (ASCEF), assim como a Associação Sindical Independente dos Ferroviários da Carreira Comercial (ASSIFECO) e outras associações representativas dos trabalhadores do sector.

Paralelamente, o Sindicato dos Maquinistas (SMAQ) e o Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) também anunciaram ações de greve durante este período.

A CP informa todos os passageiros com bilhetes para os serviços Alfa Pendular, Intercidades, internacional, InterRegional e regional que poderão reivindicar o reembolso total ou a troca gratuita para outra viagem na mesma categoria e classe. O processo de reembolso pode ser feito online até 15 minutos antes da partida do comboio ou nas bilheteiras, e após este prazo, os clientes terão até 10 dias após a greve para solicitar o reembolso através do formulário específico.

Tags:
#GreveCP #PerturbaçõesFerroviárias #DireitosdosPassageiros