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GM investe no futuro das baterias para veículos elétricos

A General Motors concentra esforços na inovação de baterias para carros elétricos no seu centro de Michigan, com foco em tecnologias avançadas como as de estado sólido e iões de sódio.

25/06/2025 10:30
GM investe no futuro das baterias para veículos elétricos

A General Motors (GM) está em plena transformação para adaptar-se às exigências contemporâneas da indústria automóvel, dedicando-se ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras de baterias para veículos elétricos. Desde 2022, a empresa conta com o avançado lote Wallace Battery Cell Innovation, localizado no Michigan, permitindo-lhe ter um maior controle sobre o processo de criação e integração de baterias nos seus modelos.

Kushal Narayanaswamy, que desempenha a função de diretor de engenharia de célula de bateria avançada na GM, partilhou com o site InsideEVs que a equipa de pesquisa está a investigar ativamente as baterias de estado sólido, abrangendo uma variedade de abordagens como sulfeto, óxido e tecnologias cerâmicas. A GM também está a explorar as potencialidades das baterias de iões de sódio, que oferecem um perfil de segurança promissor e um custo mais acessível por não dependerem de materiais raros.

As baterias de estado sólido são consideradas fundamentais para o avanço da mobilidade elétrica, prometendo melhorias significativas em segurança e tempo de carregamento, embora a sua produção em massa ainda enfrente desafios. Em relação às baterias de iões de sódio, que estão em estágios iniciais de investigação, Narayanaswamy apontou que a pesquisa técnica está estabelecida, faltando agora garantir uma cadeia de abastecimento eficaz.

A GM prossegue com o desenvolvimento de sete tipos distintos de químicas para ânodos e cátodos, incluindo combinações de níquel e lítio rico em manganês, bem como silicone. A empresa visa integrar ânodos de silicone nas suas viaturas elétricas, já que um maior teor deste material poderá resultar em melhorias na autonomia e redução de tempos de carregamento. O lançamento das primeiras células de lítio rico em manganês está previsto para 2028, com a expectativa de alcançar autonomias que superam os 643 km e uma redução de peso significativa.

A GM é lar de várias marcas icónicas americanas, como Buick, Cadillac e Chevrolet, e mantém relações com marcas chinesas como Baojun e Wulling. O portfólio elétrico da Cadillac inclui modelos como o Celestiq e o Escalade IQ, enquanto a Chevrolet destaca-se com o Blazer EV e o Silverado EV, entre outros. As marcas Buick e GMC, apesar de menos conhecidas na Europa, também oferecem alternativas elétricas na sua gama.

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