Fed poderá reduzir taxas de juro ainda este ano
O presidente da Reserva Federal dos EUA indicou que a maior parte dos membros está inclinada a considerar cortes nas taxas de juro, dependendo de novos dados económicos.

Jerome Powell, presidente da Reserva Federal (Fed), participou hoje num painel no Fórum do Banco Central Europeu, que decorre em Sintra até amanhã. Durante a sua intervenção, Powell comentou que a "maioria sólida dos membros" da Fed prevê que seja apropriado iniciar cortes nas taxas de juro este ano, embora essa decisão "dependerá dos dados" que forem divulgados.
O responsável apontou que a Fed estará atenta ao desempenho do mercado laboral, onde se antecipa um "arrefecimento gradual". No entanto, Powell destacou que “a economia dos EUA está numa boa posição”, com a inflação a situar-se perto dos 2% e uma taxa de desemprego de 4,2%, demonstrando que a situação económica é, no geral, saudável.
"Se ignorarmos as tarifas, a inflação está a comportar-se conforme o esperado", afirmou Powell, apontando que ainda não se manifestaram os efeitos das tarifas comerciais. O presidente da Fed enfatizou que o banco central sempre alertou que o 'timing' das consequências dessas tarifas seria incerto.
No que se refere a previsões futuras, Powell mencionou que se esperam alguns impactos das tarifas durante o verão, tendo a Fed optado por não alterar as taxas até agora, uma vez que "a economia se apresenta sólida" e, assim, qualquer decisão ficará "dependente dos dados".