Mundo

EUA intensificam esforços contra cirurgias de mudança de sexo em menores

O governo Trump emitiu intimações a médicos e clínicas, visando investigar operações de mudança de sexo em crianças e parar estas práticas controversas.

há 10 horas
EUA intensificam esforços contra cirurgias de mudança de sexo em menores

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos lançou hoje uma nova ofensiva ao emitir "mais de 20 intimações a médicos e clínicas que realizam procedimentos de mudança de sexo em menores". Este esforço visa reunir testemunhos e documentação para investigar possíveis "fraudes na saúde" ou "deturpações", conforme detalhado em um comunicado oficial.

A procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, afirmou que "os profissionais e organizações que fizeram intervenções cirúrgicas em menores, guiados por uma ideologia distorcida, serão responsabilizados" perante as autoridades competentes.

Após o seu regresso ao poder em janeiro, o presidente Trump subscreveu uma ordem executiva que impede o governo federal de financiar ou apoiar a transição de género em menores. Trump reafirmou também o seu compromisso em "aplicar rigorosamente todas as leis que limitam ou proíbem esses procedimentos prejudiciais".

O governo americano critica a Associação Profissional Mundial para a Saúde dos Transgéneros (WPATH), acusando-a de promover "danos às crianças" através de intervenções médicas inadequadas e de carecer de "integridade científica". Desde janeiro, diversas medidas legislativas em Nova Iorque têm sido implementadas, levando à preocupação de juristas e defensores dos direitos civis, que as consideram um retrocesso à proteção dos indivíduos transgénero nos Estados Unidos.

#DireitosTrans #JustiçaParaTodos #SaúdeInfantil