Mundo

Huthis assumem responsabilidade por ataque ao aeroporto Ben Gurion em Israel

As forças huthis do Iémen reivindicaram um ataque com míssil ao aeroporto Ben Gurion, sendo intercetado pelo Exército israelita, que registrou alarmes sem vítimas.

há 8 horas
Huthis assumem responsabilidade por ataque ao aeroporto Ben Gurion em Israel

As forças huthis do Iémen anunciaram hoje a execução de um ataque de míssil dirigido ao aeroporto Ben Gurion, localizado na zona de Jaffa, Telavive. O porta-voz militar dos huthis, Yahya Sarea, confirmou que a operação foi realizada com um míssil balístico Zulfiqar e que o alvo foi atingido "com sucesso".

O Exército israelita, por sua vez, divulgou que intercetou o míssil na madrugada de hoje, quando alarmes de ataques aéreos foram acionados em várias cidades do centro e sul de Israel, sem relatos de vítimas. Este ataque ocorreu apenas um dia após os rebeldes huthis terem reivindicado um ataque contra um navio mercante no Mar Vermelho, totalizando dois incidentes em uma semana nesta importante rota marítima.

A embaixada dos Estados Unidos no Iémen, situada em Riade, denunciou a captura de vários membros da tripulação do navio atacado, demandando a sua libertação imediata e incondicional. Os huthis afirmaram que os tripulantes estavam seguros após serem "resgatados". De acordo com a missão europeia Aspides, quatro marinheiros foram resgatados após o ataque que resultou no afundamento do navio Eternity C.

A Aspides também mencionou que, aos 25 integrantes da tripulação a bordo, três já tinham sido confirmados como mortos no ataque ao cargueiro. Desde o início da ofensiva israelita na Faixa de Gaza, a partir de 7 de outubro de 2023, as forças huthis, apoiadas pelo Irão, intensificaram os ataques, disparando centenas de mísseis e atacando embarcações no Mar Vermelho.

Durante um período de tensão crescente entre Israel e o Irão no mês passado, os huthis tinham suspendido os ataques, mas retomaram as ofensivas em resposta à situação militar em Gaza, afirmando que continuarão até que Israel ponha fim à sua operação militar.

#Huthis #GuerraNoIémen #ConflitoIsrael