Mundo

Ethel Caterham, Britânica de 115 anos, é a nova mais velha do mundo

há 14 horas

Ethel, residente em Surrey, assume o título de mulher mais velha do mundo após falecimento da brasileira Inah Canabarro Lucas. Conheça a fascinante vida desta centenária.

Ethel Caterham, Britânica de 115 anos, é a nova mais velha do mundo

Aos 115 anos e 252 dias, Ethel Caterham destacou-se não só como a pessoa mais velha do Reino Unido, mas também como a mulher mais idosa a nível global, após a morte da brasileira Inah Canabarro Lucas.

Natural de Shipton Bellinger, Hampshire, Ethel reside atualmente em Surrey, Inglaterra, e é a mais jovem mulher a deter o título de mais velha do mundo nos últimos 12 anos, segundo o Guinness World Records.

Nascida a 21 de agosto de 1909, Ethel foi a segunda de oito irmãos. A sua irmã mais velha, Gladys Babilas, viveu até aos 104 anos, falecendo em 2002.

Com apenas 18 anos, em 1927, Ethel buscou aventuras e embarcou numa viagem de barco à Índia, onde trabalhava como ama numa família que combinava tradições britânicas e indianas.

Ethel conheceu o seu marido, o major Norman Caterham, numa festa em 1931, casando na Catedral de Salisbury em 1933. O casal viveu várias experiências fora do Reino Unido, incluindo estadias em Hong Kong e Gibraltar, onde Ethel fundou uma creche.

A vida familiar expandiu-se quando Ethel e Norman tiveram duas filhas, Gem e Anne. Em 1976, ficou viúva e continuou a conduzir o seu Triumph Dolomite até aos 97 anos.

Infelizmente, Ethel enfrentou a perda das filhas, com Gem a falecer no início dos anos 2000 e Anne em fevereiro de 2020. No entanto, ela é avó de três netas e bisavó de cinco netos.

Apesar das vicissitudes da vida, Ethel mantém uma saúde robusta, dedicando os seus dias a relaxar no jardim e a ouvir música clássica.

Atualmente, Ethel é reconhecida como a última pessoa viva nascida em 1909 e a última britânica a ter nascido antes de 1913, além de ter sobrevivido à Covid-19 aos 110 anos. Recentemente, ela superou a marca de Charlotte Hughes, que foi a mais velha do Reino Unido nos últimos 32 anos.

O segredo da longevidade de Ethel, segundo ela própria, é “dizer sim a todas as oportunidades” e cultivar uma “atitude mental positiva, com uma alimentação equilibrada”.

Inah Canabarro Lucas, a anterior detentora do título, faleceu aos 116 anos no dia 30 de abril.

Tags:
#Longevidade #HistóriasInspiradoras #EthelCaterham