Escadas e Saúde Cardiovascular: O Que A Sua Velocidade Revela
Um estudo da Sociedade Europeia de Cardiologia indica que subir quatro lances de escada rapidamente pode ser um bom marcador da sua saúde cardíaca e risco de morte.

Já se considerou em boa forma, mas ao subir escadas sente-se sem fôlego? Não se preocupe, isso pode ser um reconhecimento do que os cientistas chamam de "intolerância ao esforço", que se refere a um aumento súbito da frequência cardíaca.
Ao contrário do que se passa durante um treino, quando sobe escadas o seu corpo não está preparado, o que significa que "os músculos estão frios, a frequência cardíaca está baixa, e o corpo não está pronto para um esforço súbito", afirmam os investigadores. Assim, ao subir escadas de forma rápida, o sistema cardiovascular exige mais oxigénio.
Contudo, é essencial não desconsiderar as suas capacidades aeróbicas. Um estudo apresentado por cientistas espanhóis na Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) sugere que a rapidez com que sobe quatro lances de escada pode ser um importante indicador da sua saúde cardíaca e do risco de mortalidade.
"O teste das escadas é uma forma simples de avaliar a saúde do coração", explicou o cardiologista Jesús Peteiro do Hospital Universitário da Corunha à Healthline. "Se levar mais de um minuto e meio para subir quatro lances de escada, é um sinal de que a sua saúde pode não estar em condições ideais, e consultar um médico pode ser uma boa ideia."
No estudo, foram envolvidos 165 participantes com doença arterial coronariana conhecida ou suspeita, além de queixas de dores no peito ou falta de ar durante o exercício. Inicialmente, eles caminharam ou correram numa passadeira até à exaustão, enquanto os seus equivalentes metabólicos (METs) foram medidos.
Os METs são uma medida de quanta energia uma pessoa gasta em repouso. Por exemplo, uma atividade que consome 4 METs significa que a pessoa está a gastar quatro vezes mais energia do que quando está parada.
Após um descanso de 15 a 20 minutos, os participantes subiram rapidamente quatro lances de escada (60 degraus) sem interrupções. Os principais achados foram impressionantes.
Como isso se relaciona com a saúde cardíaca e longevidade? Estudos anteriores indicam que alcançar 10 METs durante o exercício está ligado a uma menor taxa de mortalidade, enquanto 8 METs ou menos é associado a uma taxa elevada de mortalidade.
Imagens cardíacas dos participantes durante o esforço revelaram que 32% dos que subiram escadas em menos de 60 segundos mostraram uma função cardíaca anormal - um sinal de doença cardíaca coronária. Por outro lado, 58% dos que levaram mais de um minuto e meio apresentaram igualmente anomalias na função cardíaca.
Esses resultados reiteram a relevância do teste para prever a saúde do coração, mas também apontam para a necessidade de manter outras práticas saudáveis e consultas médicas regulares.
"A capacidade de subir escadas pode servir como uma avaliação inicial da condição física e, portanto, da saúde cardíaca geral", afirma a cardiologista Renee Bullock-Palmer, diretora do Women's Heart Center. "No entanto, esta avaliação não substitui um exame físico adequado, histórico médico e testes de stress bem indicados."