Economia

EDP prepara nova estratégia até 2030 com foco nas energias renováveis

há 3 horas

Em novembro, a EDP revelará o seu novo plano de negócios e objetivos estratégicos, com ênfase na continuidade das energias renováveis, afirma Miguel Stilwell d'Andrade.

EDP prepara nova estratégia até 2030 com foco nas energias renováveis

A EDP está a navegar na sua próxima fase estratégica, tendo anunciado que, em novembro, apresentará um novo plano de negócios e metas para o horizonte até 2030. Esta informação foi partilhada pelo presidente executivo da empresa, Miguel Stilwell d'Andrade, durante uma conferência com analistas acerca dos resultados financeiros do primeiro trimestre.

O plano anterior, que visava o período de 2023 a 2026 e foi revelado a 2 de março de 2023, já tinha sido ajustado para refletir investimentos mais contidos e menor capacidade nova instalada. "Estamos a trabalhar no próximo plano de negócios, com o Capital Markets Day agendado para novembro", revelou Stilwell, que sublinhou a importância das energias renováveis neste novo ciclo estratégico.

O gestor acredita que o crescimento das energias renováveis continuará a ser rentável nas regiões onde a EDP está presente. Com os Estados Unidos a representar mais de 50% da sua capacidade instalada em renováveis, as perspetivas para este mercado são cada vez mais relevantes, mesmo em face das últimas políticas que dificultam o setor sob a administração de Donald Trump.

Stilwell reafirmou que, apesar dos desafios impostos por regulamentações mais rigorosas, a EDP continuará a apostar no mercado norte-americano, que, segundo ele, ainda oferece oportunidades de crescimento. Em relação ao impacto das tarifas sobre a importação de painéis solares, o executivo considera que será "limitado", estimando um custo de cerca de 25 milhões de dólares, representando apenas 1% do investimento previsto para estes projetos.

No primeiro trimestre de 2024, a EDP Renováveis reportou lucros de 52 milhões de euros, um decréscimo de 24% em comparação com o período homólogo do ano anterior. O EBITDA cresceu 5%, atingindo 476 milhões de euros.

Tags:
#EnergiasRenovaveis #EDP2023 #CrescimentoSustentavel