Operador reativa 110 subestações com 800 MW, beneficiando aproximadamente 1 milhão de consumidores, mas alerta para possíveis atrasos na reposição completa do serviço.
E-Redes conseguiu restabelecer, até às 20h30, o funcionamento parcial de 110 subestações, totalizando 800 megawatts (MW) e iluminando cerca de 1 milhão de clientes. Contudo, a reposição integral permanece incerta e a operadora já adverte para eventuais demoras na normalização completa do fornecimento.
De acordo com a REN, o território nacional conta atualmente com cerca de 6,5 milhões de consumidores de eletricidade. Em resposta à crise que afetou a rede elétrica, a E-Redes acionou o seu Plano Operacional de Atuação em Crise em estado máximo de emergência às 11h30 desta manhã, mobilizando todas as equipas dedicadas à execução deste plano.
A operadora sublinha que a reposição da energia é realizada de forma coordenada com as ações da REN, que já confirmou um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e em parte do território francês, tendo sido iniciados planos para o restabelecimento gradual do fornecimento.