Detidos por burlas a idosos em Esposende enfrentam prisão preventiva
Um casal, de 48 e 46 anos, foi detido pela GNR em Esposende por roubo e burla a idosos. Investigados desde abril, foram apanhados durante um “roubo por esticão”.

Na passada quinta-feira, a Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve um homem e uma mulher, com idades de 48 e 46 anos, em Esposende, sendo estes suspeitos de "crimes de roubo e burlas a idosos". Ambos os detidos foram colocados em prisão preventiva.
A investigação, que teve início em abril, revelou que os suspeitos utilizavam um método conhecido como 'conto do vigário'. Este esquema envolvia a prática de se passarem por familiares ou conhecidos das vítimas, abordando-as com o pretexto de abrir uma loja de compra e venda de ouro.
Os burladores pediam permissão para fotografar objetos em ouro que as vítimas, todas com idades entre 76 e 94 anos, possuíam. Depois de obtidos os códigos, enganavam as vítimas, devolvendo-lhes objetos de menor valor.
A GNR também indicou que os crimes ocorreram em várias localidades, incluindo Barcelos, Esposende, Guimarães, Vila Verde e Vila Nova de Famalicão.
Os suspeitos foram detidos após terem cometido um "roubo por esticão" na localidade de Mar, em Esposende. Durante a operação, foram apreendidos dois telemóveis, 150 euros em dinheiro, uma máquina fotográfica, objetos em ouro, uma caçadeira, uma carabina, uma pistola, 157 munições e diversos itens utilizados para enganar as vítimas.
Os indivíduos foram apresentados ao Tribunal Judicial de Guimarães, onde a medida de coação aplicada foi a prisão preventiva.