Viralizam imagens de "onda colossal" no Algarve, mas é uma farsa criada por IA
Um vídeo que supostamente mostra uma onda gigante a devastar o Algarve é, na verdade, uma criação artificial que circula nas redes sociais.

Um vídeo impressionante, que já acumula mais de 2,7 milhões de visualizações no Facebook, apresenta uma alegada "onda gigante no Algarve" que invade a praia e arrasta banhistas e veículos. Contudo, esta filmagem de 11 segundos é uma farsa, fruto de uma geração feita por Inteligência Artificial (IA).
No dia 30 de Junho, uma utilizadora que vive em Poitiers, França, partilhou o vídeo na sua conta do Facebook, que conta apenas com 139 amigos. As imagens mostram vários elementos bizarros, como carros sendo arrastados antes da onda os tocar e uma porta a estourar antes mesmo do impacto da água.
Apesar das evidentes inconsistências, o vídeo rapidamente se tornou viral, gerando uma onda de discussão entre os utilizadores, alguns dos quais acreditam na sua veracidade. No entanto, não existem registos de qualquer evento real que corresponda à narrativa apresentada.
Uma pesquisa dos fotogramas iniciais do vídeo revelou que as imagens estavam a circular há semanas e que haviam sido amplificadas por outros utilizadores em redes sociais. Por exemplo, uma publicação no TikTok, datada de 8 de Junho, com a frase "onda gigante em Portugal", ultrapassou as 336 mil visualizações.
O canal de Youtube 'stat.us.x', que concebe vídeos criados artificialmente, informou que todo o seu conteúdo é fruto da IA, promovendo uma realidade distorcida que visa entreter e chocar. Em particular, o mesmo vídeo foi publicado neste canal em Junho, sob a descrição "onda gigante atinge parque de estacionamento", sem qualquer referência a Portugal.
A verificação de Hala Homsi, da publicação libanesa An-Nahar, revela que as imagens também foram disseminadas em países árabes e erroneamente ligadas a Miami, nos EUA. Este fenómeno não é inédito, uma vez que o canal 'stat.us.ai' havia sido anteriormente responsável por outro vídeo viral gerado por IA.
A análise dos conteúdos associados ao 'stat.us.ai' revela um negócio especializado na produção de vídeos sintéticos, que prometem experiências visuais impactantes, mas completamente fictícias.
Além disso, diversos indícios nas imagens, como a designação anormal do estacionamento e a interação ilógica da água e dos veículos, revelam claramente a origem artificial do material em questão. A Lusa Verifica tentou contactar a autora do vídeo, mas sem sucesso.
Conclusão: O vídeo da alegada onda gigante no Algarve é falso e resulta de uma estratégia de marketing digital que explora a geração de vídeos espectaculares com Inteligência Artificial.