País

Sindicato da PSP repudia pressões da ANA sobre os controlos fronteiriços

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia alerta o Governo contra a cedência a pressões da ANA, defendendo a preservação da segurança nos controlos do Aeroporto de Lisboa.

há 4 horas
Sindicato da PSP repudia pressões da ANA sobre os controlos fronteiriços

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) expressou a sua preocupação face às supostas pressões exercidas pela ANA - Aeroportos de Portugal sobre a Polícia de Segurança Pública e o Governo. Segundo o sindicato, a operadora aeroportuária tem tentado influenciar a diminuição dos controlos fronteiriços em Lisboa, alegando a necessidade de reduzir os tempos de espera para os passageiros.

A ASPP/PSP considera "inaceitável" que o Executivo ceda a interesses de uma entidade privada, que visa o aumento dos lucros, especialmente numa fase em que a segurança e controlo da imigração são prioridades definidas pelo Governo.

Os representantes dos profissionais alertam para a "impossibilidade técnica" de conciliar a segurança exigida pelo Regulamento de Schengen com a aceleração do fluxo de viajantes no aeroporto, sem comprometer a segurança da comunidade europeia.

O sindicato identifica paralelismos nas situações de Portugal e Espanha, citando declarações semelhantes de uma associação a espanhola que destaca a segurança como prioridade em vez de interesses comerciais.

A ASPP/PSP também sublinha a exaustão dos agentes que trabalham nas fronteiras, um cenário que se agrava com o aumento do número de passageiros. "Diariamente, recebemos pedidos de apoio de polícias em desespero, evidenciando a pressão insustentável sobre as nossas forças", alertam.

Por último, a entidade reitera que os profissionais carecem de reconhecimento e compensação adequados, afirmando que continuarão a lutar para que os serviços públicos essenciais e a segurança nacional não sejam comprometidos por interesses privados.

#SegurançaAeroportuária #DefesaDosPolícias #FronteirasSeguras