País

Defesa de Sócrates questiona justiça do seu julgamento

O advogado de José Sócrates alega que o ex-primeiro-ministro não teve um julgamento justo na Operação Marquês, e aguarda decisão do TEDH sobre a admissibilidade da queixa.

há 7 horas
Defesa de Sócrates questiona justiça do seu julgamento

O advogado que representa José Sócrates está determinado a provar que o ex-primeiro-ministro foi privado de um julgamento justo no âmbito do processo conhecido como Operação Marquês. Christophe Marchand afirmou que a admissibilidade da queixa contra o Estado português será avaliada pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) e a decisão deverá ser divulgada dentro de um período que varia entre três a seis meses.

"O nosso objetivo é solicitar ao TEDH que investigue se Portugal violou o direito de José Sócrates a um julgamento justo", referiu Marchand durante uma conferência de imprensa ao lado do antigo líder do governo português.

Se a queixa for considerada válida, a deliberação final do tribunal poderá levar até um ano e meio. Marchand explicou que, se for provado que o Estado português não cumpriu a obrigação de assegurar um julgamento justo, "todas as entidades envolvidas serão responsabilizadas".

#JustiçaParaSócrates #DireitosHumanos #OperaçãoMarquês