Cardeais reúnem-se na Basílica de São Pedro para dar início ao conclave que escolherá o sucessor de Francisco, num processo rigoroso e repleto de tradição.
O conclave para eleger o novo Papa inicia a 7 de maio com uma missa solene na Basílica de São Pedro, assembleia que marca o início de um processo de votação secreto na Capela Sistina. Após o funeral do pontífice Francisco, ocorrido no passado sábado, os cardeais têm vindo a reunir-se informalmente em Roma para alinhar os detalhes deste crucial momento.
Mais de 180 elementos estiveram presentes na quinta reunião informal, onde se discutiu a data e os procedimentos que envolvem a eleição. O Colégio dos Cardeais, composto por 135 membros nomeados pelo pontífice ao longo dos seus 12 anos de liderança e de diversas partes do mundo, terá a missão de escolher o sucessor.
No entanto, apenas os cardeais com menos de 80 anos poderão votar, e ainda não se sabe quantos dos 135 efetivamente participarão, havendo já registo da ausência de um cardeal espanhol devido a problemas de saúde. A votação, que se mantém em segredo, poderá prolongar-se por vários dias, conforme as regras vigentes no Vaticano.