Cultura

Cinema e Cultura em Santarém: Imigração e Reflexões Sociais em Destaque

há 18 horas

A programação de maio em Santarém traz o premiado filme 'A História de Souleymane' e a 18.ª edição do Festival Internacional de Cinema, com temas sociais e ambientais em foco.

Cinema e Cultura em Santarém: Imigração e Reflexões Sociais em Destaque

No mês de maio, o concelho de Santarém oferece uma programação cultural diversificada que inclui exibições cinematográficas e peças de teatro. A Câmara Municipal anunciou que a programação começa na quarta-feira, no Teatro Sá da Bandeira, com a apresentação do filme 'A História de Souleymane', do realizador francês Boris Lojkine.

Esta obra, que conquistou o prémio de Melhor Performance na secção 'Un certain regard' do Festival de Cannes, narra a vida de um imigrante africano em Paris, que luta para sobreviver como estafeta de refeições e vive em abrigos para sem-abrigo.

Seguindo-se a esta exibição, no dia 10 de maio, o teatro receberá a peça 'Carta ao Corpo que Luta', inspirada nas obras de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa. Este espetáculo aborda conceitos como amor, opressão, resistência e identidade e propõe uma crítica às condições sociais e políticas que as mulheres enfrentam em Portugal.

No dia 14 de maio, será a vez do documentário 'A Savana e a Montanha', de Paulo Carneiro, que ilustra a resistência dos habitantes de Covas do Barroso à construção da maior mina de lítio a céu aberto da Europa, numa sessão agendada para as 21:30.

No dia 17, o Teatro Sá da Bandeira apresentará 'Sul', uma peça teatral de Tiago Correia, encenada pelo grupo 'A Turma', que conta a história de Michelle, uma jovem luso-descendente à procura do seu avô biológico em Portugal. Este drama familiar explora temas de trauma, abandono e as experiências da emigração clandestina portuguesa na década de 1970.

Entre os dias 22 e 26 de maio, Santarém irá acolher a 18.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Santarém (FICS), que aposta em filmes voltados para as realidades rurais, agrícolas e ambientais. Este ano, o festival comemora os 50 anos da Reforma Agrária, com uma mostra documental e uma mesa redonda organizada pela Comissão Comemorativa do 25 de Abril.

Além das sessões no Teatro Sá da Bandeira, a programação do festival estende-se a municípios vizinhos como Alpiarça e Almeirim e oferece experiências gastronómicas durante as exibições, incluindo o filme "O pão", de Manoel de Oliveira.

A 28 de maio, será exibido 'Longe da Estrada', um drama de Hugo Vieira da Silva e Paulo Mil Homens, que segue as aventuras de Victor Segalen, médico e artista que viajou para o Taiti em 1903 na esperança de conhecer o grande pintor Paul Gauguin.

A programação de maio encerra a 31 com o espetáculo 'reEncanto', protagonizado pela cantora cabo-verdiana Mayra Andrade, que promete um concerto intimista ao lado do guitarrista Djodje.

Para além de cinema e teatro, destaca-se um ciclo de exposições de artes eletrónicas, promovido pela Casa do Brasil e pelo coletivo ArteCódigo.pt, apresentando criações inéditas de diversos artistas contemporâneos.

A bilheteira do Teatro Sá da Bandeira funciona de terça a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, e mais informações sobre a programação estão disponíveis em www.santaremcultura.pt.

Tags:
#CulturaEmFoco #CinemaSolidario #ImigracaoEFuturo