Cultura

Rão Kyao e Maria Emília brilham no Festival Caixa Alfama

há 15 horas

O Festival Caixa Alfama, agendado para 26 e 27 de setembro, tem confirmadas as atuações de Rão Kyao e Maria Emília, entre outros artistas de destaque no panorama do fado.

Rão Kyao e Maria Emília brilham no Festival Caixa Alfama

Lisboa prepara-se para receber o Festival Caixa Alfama nos dias 26 e 27 de setembro, com uma programação repleta de talento. O evento, organizado pela Música no Coração, irá transpôr o encanto do fado para os palcos das históricas igrejas de S. Miguel e de St.º Estêvão, no emblemático bairro de Alfama.

No primeiro dia, ressaltam as atuações de Diana Vilarinho e Sara Paixão na Igreja de S. Miguel, com destaque para a presença de Rão Kyao e Diogo Ferreira no dia seguinte. Diana Vilarinho, que se destacou em 2008 ao vencer a Grande Noite do Fado, lançou o seu álbum de estreia em 2021, que contou com colaborações de artistas renomados. Por sua vez, a fadista Sara Paixão, reconhecida como uma das vozes mais promissoras da nova geração, lançou o seu álbum no ano passado, explorando fados tradicionais e obras de grandes compositores.

Na Igreja de St.º Estêvão, a programação inclui Miguel Moura e Maria Emília no dia 26, e Francisco Moreira com Carolina Varela Ribeiro no dia seguinte. Miguel Moura, ex-integrante da banda Os Dona Zéfinha, é conhecido por interpretações emocionantes, enquanto Maria Emília, nascida em S. Paulo e com raízes portuguesas, consolidou-se com o aclamado álbum "Casa de Fado" em 2008.

O Festival também será palco do regresso ao fado de Rão Kyao, que apresenta o seu mais recente trabalho, "Fado Bambu (O Som da Palavra)", um álbum que homenageia o fado clássico enquanto introduz composições originais. Diogo Ferreira, por sua vez, destaca-se como um jovem talento que se iniciou no festival no ano passado.

Além dos já citados, o alinhamento conta com a presença confirmada de Gisela João, Katia Guerreiro e Marco Rodrigues. Este ano, o festival prestará tributo à icónica fadista Maria da Fé, celebrando mais de cinco décadas de carreira repletas de sucessos como "Lençóis de Palha" e "Fado Errado".

Para completar a experiência, o programa "Em Casa d'Amália" será gravado ao vivo durante o evento, celebrando a memória da lendária fadista, cuja carreira começou nos recantos do Porto há 82 anos.

Tags:
#FestivalCaixaAlfama #FadoEmLisboa #MúsicaPortuguese