Mundo

China deve agir com cautela e evitar sobrecarregar outros mercados

há 3 dias

Valdis Dombrovskis, da Comissão Europeia, apelou à China para conter a exportação excessiva de produtos que não têm saída nos EUA, prevenindo reações em cadeia e salvaguardando o comércio global.

China deve agir com cautela e evitar sobrecarregar outros mercados

Durante uma conferência de imprensa em Washington, em visita oficial para as reuniões de primavera do FMI, o comissário europeu Valdis Dombrovskis aproveitou a oportunidade para dialogar, não só com autoridades americanas, mas também com as chinesas, acerca da atual guerra comercial iniciada com a imposição de tarifas por Donald Trump.

Na ocasião, o comissário transmitiu uma clara mensagem aos seus homólogos em Pequim, exortando-os a evitar inundar mercados internacionais com os produtos que não conseguem vender nos Estados Unidos, de modo a prevenir a implementação de contramedidas e a propagação de um efeito dominó nocivo para o comércio global.

Segundo Dombrovskis, "é fundamental manter as regras do comércio multilateral, pois é este o sistema que beneficia todos, a longo prazo". O comissário ainda referiu que a China demonstrou compreensão relativamente às preocupações manifestadas, o que abre porta para futuras colaborações.

Quanto às negociações com os Estados Unidos, o político letão sublinhou que o principal objetivo da União Europeia é conseguir um acordo antes da expiração do prazo de 90 dias, estipulado por Trump, para evitar que as tarifas sejam aplicadas ao mercado comunitário.

Tags:
#EconomiaGlobal #ComércioJusto #ChinaModeração