Política

CDS-PP exige ação imediata para reforçar ligações energéticas na UE

há 4 horas

Eurodeputada do CDS-PP pede debate urgente no Parlamento Europeu, após apagão em Portugal e Espanha que evidenciou os riscos advindos da fraca ligação energética na Península Ibérica.

CDS-PP exige ação imediata para reforçar ligações energéticas na UE

Lisboa/Bruxelas – A eurodeputada Ana Pedro, representando o CDS-PP, apelou a um debate prioritário no Parlamento Europeu para discutir a vulnerabilidade energética na Península Ibérica, após um apagão que afetou Portugal e Espanha.

De acordo com o seu pronunciamento, o episódio ocorrido na segunda-feira demonstrou que “não são necessárias armas para gerar disrupção; basta comprometer o fornecimento elétrico”, evidenciando que a falta de interconexões robustas fragiliza a capacidade de resposta a situações extremas, prejudicando a segurança energética e o mercado interno.

A representante sublinhou que, sem um reforço imediato das ligações, a Europa poderá tornar-se cada vez mais susceptível a futuras ameaças. Para o CDS-PP, a Península Ibérica continua isolada dentro da rede energética europeia, representando um perigo inaceitável para os consumidores e para a coesão da União Europeia em matéria de energia.

O apagão, que se iniciou por volta das 11:30 na segunda-feira, provocou o encerramento de aeroportos, congestionamentos nos transportes e escassez de combustíveis. A gestão da rede elétrica em Espanha descartou hoje a hipótese de um ciberataque ter sido o causador do incidente, enquanto o operador E-Redes confirmou a normalização total do serviço.

Tags:
#EnergiaSegura #PenínsulaEnergética #AçãoUrgente