Num ambiente de profunda emoção, cardeais e milhares de romanos homenageiam Francisco em Roma, avançando para os preparativos do conclave e perpetuando a memória do líder.
Num momento comovente, numerosos cardeais reuniram-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para prestar homenagem ao Papa Francisco, falecido a 21 de abril, e rezar junto ao seu túmulo. A cerimónia reuniu fervorosos momentos de oração, com o túmulo – gravado com "Franciscus" em mármore da Ligúria – a servir de cenário para a liturgia das segundas vésperas, iniciada cerca das 16h00 (15h00 em Lisboa).
Mais de 30.000 visitantes passaram pela basílica, conforme registado pelo presidente da Câmara de Roma, Lamberto Giannini, num gesto de despedida e respeito pelo pontífice.
Após o funeral celebrado no sábado, no qual cerca de 220 dos 252 cardeais estiveram presentes, as congregações se reúnem para as sessões de preparação do conclave, que poderá ter lugar já na segunda-feira. Este encontro visa definir candidaturas e estabelecer alianças para a votação na Capela Sistina, sendo essencial a presença dos 133 cardeais eleitores, dos quais dois se encontram ausentes por motivos de saúde.
Os nove dias de luto, com missas na Basílica de São Pedro iniciados com o funeral, precedem o conclave, cujo calendário deve respeitar o prazo máximo de 20 dias após a morte do pontífice, estando previsto entre 5 e 10 de maio.