Política

Candidaturas autárquicas: Chega em destaque com mais de 40 deputados

Nas autárquicas de outubro, mais de 50 deputados são candidatos a presidências de câmara, com o Chega a contar com 44, enquanto partidos à esquerda não apresentam parlamentares nas listas locais.

17/08/2025 18:05
Candidaturas autárquicas: Chega em destaque com mais de 40 deputados

No próximo dia 12 de outubro, decorrerão as eleições autárquicas em Portugal e o partido Chega destacam-se como o líder nas candidaturas, apresentando 44 deputados para presidências de câmara, além de 15 para assembleias municipais. Apenas o líder do partido, André Ventura, não se encontra entre os candidatos.

O Chega ambiciona obter um triunfo a nível nacional e conquistar várias câmaras municipais, o que poderá resultar numa mudança significativa na sua bancada, uma vez que as funções executivas nas autarquias são incompatíveis com o cargo de deputado.

Embora ainda não estejam confirmados todos os nomes, o Chega já anunciou a candidatura de Pedro Pinto à Câmara Municipal de Faro, Rita Matias à Câmara de Sintra, Rui Paulo Sousa na Amadora, Bruno Nunes em Loures e o ex-PSD Rui Cristina em Albufeira.

Além do Chega, apenas o PSD, a Iniciativa Liberal (IL) e o CDS-PP têm deputados como cabeças de lista para as autarquias. O PSD é o segundo partido com mais deputados, com sete a aspirar à presidência de câmaras, os quais terão que renunciar ao lugar no parlamento se forem eleitos: Cristóvão Norte (Faro), Emídio Guerreiro (Gondomar), Hugo Oliveira (Caldas da Rainha), Gonçalo Valente (Ourique), Ricardo Araújo (Guimarães), Sofia Carreira (Leiria) e Sonia dos Reis (Grândola).

A IL avança com Rui Rocha, seu antigo líder, à Câmara de Braga, enquanto o CDS-PP tem Paulo Núncio, seu líder parlamentar, a concorrer em Vila Franca de Xira.

Analisando a situação à esquerda, o PS, liderado por Pedro Nuno Santos, optou por uma estratégia que exclui os seus deputados de liderarem as listas autárquicas, levando à ausência de nomes do seu grupo parlamentar nas candidaturas municipais.

Além disto, nenhum dos 12 deputados do Livre, PCP, Bloco de Esquerda, PAN e JPP se apresenta como candidato. Os comunistas, no entanto, confirmaram João Oliveira, atual eurodeputado, como cabeça de lista em Évora.

#Autárquicas2023 #CandidaturasPoliticas #ChegaEmDestaque