Cabo Verde celebra os 50 anos da independência com tolerância de ponto
Na véspera das comemorações dos 50 anos da independência de Cabo Verde, o governo decreta tolerância de ponto para incentivar a participação dos trabalhadores nas festividades.

O Governo de Cabo Verde anunciou a concessão de tolerância de ponto na próxima sexta-feira, véspera da data que marca os 50 anos da independência do país, conforme indicado numa resolução do Conselho de Ministros divulgada hoje.
Esta decisão visa facilitar a participação dos trabalhadores nas celebrações oficiais e noutros eventos que terão lugar em todo o território nacional.
Justificando a medida, o Executivo destacou o "simbolismo da data", realçando a "importância histórica, política e cultural" da proclamada independência, que ocorreu a 5 de julho de 1975.
A tolerância de ponto será aplicada a todos os funcionários e agentes do Estado, incluindo os institutos públicos e autarquias locais, exceto para serviços essenciais, como as Forças Armadas, forças de segurança e serviços de saúde, que mantêm as suas operações normais.
Desde abril, Cabo Verde e a sua diáspora têm realizado diversas atividades em honra do cinquentenário, que se estenderão até ao final deste ano. O clímax das comemorações está agendado para sábado, com uma sessão especial na Assembleia Nacional, na capital, cidade da Praia.
A luta pela independência culminou em 5 de julho de 1975, após a derrubada da ditadura colonial, que se seguiu à revolução de 25 de abril de 1974 em Portugal.