Um estudo recente analisa os riscos de beijar após o consumo de glúten para pessoas com doença celíaca. Descubra os resultados e cuidados a ter.
A dúvida persiste: uma pessoa com doença celíaca pode beijar alguém que acabou de ingerir alimentos com glúten? Esta questão, embora possa parecer irrelevante para alguns, é, de facto, bastante pertinente. Um novo estudo conduzido pelo Celiac Disease Center da Columbia University, em Nova Iorque, trouxe respostas significativas.
Ainda não publicado oficialmente, o estudo foi apresentado durante a Digestive Disease Week em San Diego, EUA, e revelou que não há riscos substanciais associados ao beijo após o consumo de glúten por parte do parceiro. O gastroenterologista Joseph Murray afirmou à NBC News que "a exposição ao glúten precisa de estar num determinado limite para que alguém com doença celíaca reaja. A maioria das vezes, esses níveis de exposição estavam bem abaixo desse limite."
A investigação envolveu 10 casais e, surpreendentemente, apenas 10% dos beijos resultaram em níveis de glúten superiores sem que se verificassem sintomas em qualquer um dos casos.
Neste contexto, a médica Nielsen Fernandez-Becker aconselha que "é aconselhável que as pessoas usem o bom senso e adotem precauções caso tenham preocupações, como sugerir ao parceiro não celíaco que beba água antes de beijar".