Economia

Aumento de 12% na Produção de Energia Renovável da EDP Renováveis no Primeiro Semestre

A EDP Renováveis reporta um crescimento de 12% na sua produção de energia renovável no primeiro semestre, alcançando 21,2 TWh, com destaque para a América do Norte.

há 5 horas
Aumento de 12% na Produção de Energia Renovável da EDP Renováveis no Primeiro Semestre

A EDP Renováveis (EDPR) anunciou um aumento de 12% na produção de energia renovável durante o primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 21,2 terawatt-hora (TWh). Esta informação foi divulgada pela empresa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Durante os primeiros seis meses do ano, a produção na América do Norte constituiu 60% do total produzido pela EDPR, enquanto a Europa e a América do Sul representaram, respetivamente, 27% e 4%. A EDPR observou um aumento de 18% na América do Norte e de 46% na América do Sul, embora tenha havido uma diminuição de 6% na produção europeia, justificada por condições de vento abaixo da média.

O crescimento na América do Sul foi atribuído a melhores recursos eólicos e à adição de nova capacidade, enquanto na Europa houve uma leve queda na produção eólica, que representa 78% da geração da empresa. No entanto, a energia solar teve um crescimento notável de 132%, agora correspondendo a 20% da eletricidade gerada.

A EDPR destacou que o aumento de 12% na produção deve-se à maior capacidade instalada. Nos últimos 12 meses, a empresa adicionou 3,4 GW de capacidade bruta, com 68% a provenir de energia solar, e 83% da Europa e América do Norte.

No primeiro semestre deste ano, a EDPR também fez crescer sua capacidade em 0,4 GW, incluindo 161 MW de energia eólica e 257 MW de energia solar. A América do Norte foi responsável por 62% dessas adições, seguida pela Europa (23%), Ásia-Pacífico (9%) e América do Sul (6%).

Em junho, a capacidade em construção da EDPR era de 2,3 GW, com previsões de adicionar cerca de 2 GW em 2025. Os resultados financeiros do primeiro semestre serão divulgados a 30 de julho. Nos primeiros três meses, a EDPR registou lucros de 52 milhões de euros, uma diminuição de 24% face ao ano anterior, comparando com prejuízos líquidos de 556 milhões de euros em 2023, devidos a impactos de itens não recorrentes.

A empresa, com sede em Madrid, é uma subsidiária maioritariamente detida pelo Grupo EDP (Energias de Portugal), operando no sector das energias renováveis.

#EDPR #EnergiaRenovavel #CrescimentoSustentavel