Economia

Aumento da Euribor: Uma Tendência Crescente em Todos os Prazo

A Euribor registou uma nova subida, afastando-se dos mínimos históricos, com destaque para a taxa a seis meses, que se tornou a mais utilizada em crédito à habitação.

há 8 horas
Aumento da Euribor: Uma Tendência Crescente em Todos os Prazo

A Euribor subiu hoje em todos os prazos, refletindo uma continuidade da tendência observada nas últimas sessōes e descolando-se dos mínimos registrados nos últimos três anos.

A taxa a três meses cresceu para 1,969%, embora ainda permaneça inferior às taxas a seis meses e a 12 meses, que se fixaram em 2,051% e 2,083%, respetivamente. Esta última, a taxa a seis meses, tornou-se a mais comum em Portugal para créditos à habitação com taxa variável desde janeiro de 2024, subindo hoje em 0,032 pontos.

Dados do Banco de Portugal referentes ao mês de maio revelam que a Euribor a seis meses representa 37,8% do total de empréstimos para habitação própria permanente com taxa variável, além de, mais de 51% dos novos contratos desse tipo. Por outro lado, as taxas a 12 e três meses representam 32,3% e 25,6% do 'stock' de empréstimos, respectivamente, enquanto 40,1% e 5,0% dos novos contratos estão associados a essas taxas.

A taxa Euribor a três meses, que se manteve abaixo dos 2% desde 24 de junho, registou um aumento de 0,021 pontos em relação à última terça-feira. No que diz respeito à taxa a 12 meses, esta avançou 0,034 pontos em comparação com o dia anterior.

Durante a última reunião de política monetária, realizada a 04 e 05 de junho em Frankfurt, o Banco Central Europeu (BCE) reduziu as taxas de juro em 0,25 pontos base, fazendo com que a principal taxa de referência caísse para 2%. Esta foi a oitava recente diminuição desde o início deste ciclo de cortes em junho de 2024. Analistas indicam que esta poderá ser a última descida do ano. A próxima reunião do BCE está agendada para 23 e 24 de julho.

As taxas Euribor são definidas com base na média dos valores que 19 bancos da zona euro estão dispostos a praticar entre si no mercado interbancário.

#EuriborEmAlta #TaxasDeJuro #MercadoFinanceiro