Economia

Atraso na Restauração da Energia em Portugal: Diferencial de Três Horas em Relação a Espanha

há 5 horas

Um relatório revela que Portugal levou quase quatro horas para restabelecer a energia após o apagão de 28 de abril, superando o tempo de Espanha em três horas.

Atraso na Restauração da Energia em Portugal: Diferencial de Três Horas em Relação a Espanha

O apagão elétrico de 28 de abril destacou uma significativa diferença nos tempos de restabelecimento de energia entre Portugal e Espanha. De acordo com um relatório preliminar da ENTSO-E, a associação europeia que reúne as empresas gestoras da rede de transporte de eletricidade, Portugal demorou três horas a mais do que o seu vizinho.

Os dados indicam que Espanha deu início ao processo de restauração às 13h30 CET (12h30 em Lisboa), enquanto Portugal começou este processo apenas às 16h11 e 17h26 CET (15h11 e 16h26, respectivamente).

Este atraso significa que o restabelecimento da eletricidade em Portugal foi quase três horas más lento do que em Espanha. O relatório destaca que, apenas às 15h11 e 16h26, as duas centrais portuguesas com capacidade de black start conseguiram iniciar o seu processo, após tentativas infrutíferas anteriores. Assim, foi possível dar início à restauração do sistema elétrico em Portugal, que foi dividido em duas ilhas.

Enquanto isso, na vizinha Espanha, uma hora após o apagão, "várias centrais hídricas com capacidade black start iniciaram os seus processos para a recuperação do sistema".

As centrais portuguesas em questão pertencem à EDP, especificamente a de Castelo do Bode, e à EML, que opera a central a gás da Tapada do Outeiro. O Jornal Económico, que noticiou este caso, procurou comentários das duas empresas, tendo a EML optado por não se pronunciar neste momento.

Tags:
#EnergiaEmPortugal #apagão #restauraçãoeléctrica