O Ministério da Educação ainda não recebeu resultados da auditoria aos alunos sem aulas, cuja entrega foi adiada para os próximos dias, após várias datas já comunicadas.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) confirmou que a auditoria externa, destinada a avaliar a situação dos alunos sem aulas, ainda não foi concluída. A entrega dos primeiros resultados, inicialmente esperada para março e posteriormente adiada para o final de abril, está agora prevista para acontecer em breve.
Este trabalho de auditoria surgiu após um balanço realizado em novembro, que apontou que cerca de 2.300 alunos estavam sem aulas durante o primeiro período letivo, representando uma diminuição de 89% relativamente ao ano anterior. Contudo, esses dados geraram controvérsia, tanto entre a oposição como entre organizações sindicais, levando a que os serviços do ministério fornecessem outros números. Diante das discrepâncias, o MECI decidiu solicitar uma auditoria para esclarecer a situação.
A primeira fase da auditoria visa validar os dados referentes ao atual ano letivo, mas o atraso na contratação de serviços foi a razão apontada para as mudanças de prazos. O MECI também informou que, após a conclusão da primeira parte, será apresentada uma segunda fase da auditoria, que incluirá sugestões para melhorar o sistema de monitorização dos alunos sem aulas ao longo do ano letivo.
Recentemente, o ministro Fernando Alexandre anunciou a intenção de implementar um novo sistema de informação que permita acompanhar com rigor o número de alunos sem aulas, seguindo as orientações oriundas da auditoria.