País

Atividade hospitalar normalizada no Alentejo após apagão

há 4 horas

Após um apagão que afetou toda a Península Ibérica, as Unidades Locais de Saúde do Alentejo retomaram as suas atividades, com os serviços não urgentes a serem remarcados.

Atividade hospitalar normalizada no Alentejo após apagão

Após o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica, as Unidades Locais de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e do Litoral Alentejano (ULSLA) voltaram a funcionar em regime normal. Na sequência do apagão generalizado ocorrido na manhã de segunda-feira, os hospitais, consultas, exames e cirurgias foram retomados.

Na ULSBA, integrada pelo Hospital José Joaquim Fernandes, a energia foi restabelecida na segunda-feira à noite, permitindo o retorno imediato das atividades previstas, tendo sido cancelados temporariamente os serviços não urgentes enquanto vigia o fornecimento.

Na ULSLA, a interrupção forçou o cancelamento de consultas hospitalares, cuidados de saúde primários, análises clínicas e o serviço de hematologia. Todavia, com o restabelecimento atual, as consultas e exames foram retomados e os serviços aos utentes já se encontram a funcionar normalmente. Os serviços adiados serão remarcados.

Na região do Alto Alentejo, no distrito de Portalegre, a ULS acionou o plano de contingência que garantiu o funcionamento dos hospitais de Portalegre e Elvas e do Serviço de Urgência Básica de Ponte de Sor, recorrendo a geradores a combustível. Com a normalização da rede, as medidas emergenciais foram revogadas e os serviços complementares de diagnóstico estão a ser gradualmente reintegrados.

A situação também foi similar na Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), onde o hospital de Évora, também sob plano de contingência, voltou a operar com o fornecimento normal de energia. Na última segunda-feira, um corte generalizado a partir das 11:30 afetou Portugal e Espanha, levando ao encerramento de aeroportos, congestionamento no trânsito e escassez de combustíveis.

O operador de rede de distribuição de eletricidade, E-Redes, confirmou esta manhã que a totalidade do abastecimento foi restabelecida, permitindo às unidades locais retomar as suas atividades sem limitações.

Tags:
#AlentejoNormalizado #EnergiaRestabelecida #ServiçosHospitalares