Economia

Apagão em Espanha: Resgate de 35 mil passageiros e início da recuperação

há 4 horas

Foram resgatados mais de 35 mil passageiros de comboios devido a um apagão que afetou vastas partes do país. O Governo trabalha para restabelecer o normal funcionamento dos transportes e da rede elétrica.

Apagão em Espanha: Resgate de 35 mil passageiros e início da recuperação

Uma crise elétrica sem precedentes

De acordo com o Governo espanhol, o apagão que hoje afetou toda a Península Ibérica provocou dificuldades graves no transporte ferroviário. O primeiro-ministro, Pedro Sánchez, informou que 25 mil passageiros foram libertados de mais de 100 comboios parados em diversas regiões do país, enquanto 11 comboios permanecem com pessoas retidas em zonas de difícil acesso.

Recuperação progressiva dos transportes

O Governo garantiu esforços intensos para restabelecer o serviço suburbano nas próximas horas, e os comboios de média e longa distância deverão voltar a circular ao longo de terça-feira. No setor aéreo, embora tenha havido atrasos e cancelamentos, apenas 344 dos cerca de 6.000 voos programados foram afetados, e o tráfego marítimo manteve-se inalterado.

Impactos e medidas de segurança

Enquanto as estradas registaram apenas alguns congestionamentos teatrais no final do dia, os hospitais continuaram a funcionar normalmente, apesar de muitas empresas, desde comércios a fábricas, terem sido forçadas a interromper a sua atividade. As telecomunicações também sofreram perturbações, mas as operadoras asseguram a completa recuperação assim que a eletricidade for totalmente restabelecida.

Restauração da rede elétrica

Atualmente, mais de 50% do fornecimento energético já foi reposto, embora haja uma disparidade significativa entre as regiões: algumas recuperaram até 97% do sistema, enquanto outras ainda abaixo dos 15%. A reactivação das ligações a França e Marrocos, juntamente com as centrais de ciclo combinado e hidroelétricas, será crucial para o retorno total da eletricidade, que se espera ocorrer nas próximas horas.

Resposta e futuras investigações

O primeiro-ministro salientou que os recursos do Estado estão mobilizados para assegurar o regresso da luz a todas as casas até terça-feira. Apesar do "desaparecimento súbito" de 15 gigawatts do sistema, não foram registados problemas de segurança nas ruas, tendo sido reforçada a presença das forças de segurança durante a noite.

Tags:
#ApagãoEspanhol #ResgateComboios #RecuperaçãoUrgente