Um navio naufragado há cerca de 500 anos foi descoberto sob um antigo mercado de peixe em Barcelona, com as madeiras preservadas pela areia húmida.
Durante escavações arqueológicas num antigo mercado de peixe em Barcelona, foi feito uma surpreendente descoberta: um navio que poderá ter naufragado há cerca de 500 anos.
A equipa de arqueólogos encontrou as ruínas da embarcação no final de abril, tendo a agência Reuters noticiado que o naufrágio possivelmente ocorreu nos séculos XV ou XVI. Um dos fragmentos do navio é particularmente notável, apresentando 10 metros de comprimento e 3 de largura, e é sustentado por mais de 30 vigas de madeira, situando-se a cinco metros abaixo do nível do mar.
As condições de preservação do navio são deveras impressionantes, uma vez que as madeiras permanecem intactas graças à areia húmida que as cobria. Para assegurar que os destroços não sequem, a equipa arqueológica está a trabalhar arduamente, regando a área dia e noite.
Santiago Palacios Nieto, o diretor da equipa, destacou a importância desta descoberta, mencionando que é raro encontrar vestígios arqueológicos subaquáticos. “Quando realizarmos os estudos sobre a quilha e a madeira, obteremos informações mais detalhadas sobre a embarcação”, afirmou.
Palacios Nieto acrescentou que o navio parece ser de construção mediterrânica, mas com características influenciadas por áreas atlânticas, possivelmente do País Basco ou da Galiza.
A descoberta promete revelar muito sobre a história marítima da região e está a gerar grande entusiasmo na comunidade arqueológica.