O realizador norte-americano Alexander Payne liderará o júri do 82.º Festival de Cinema de Veneza, destacando a rica tradição do evento que celebra quase um século de cinema.
O 82.º Festival Internacional de Cinema de Veneza, que decorrerá entre agosto e setembro, anunciou que o renomado realizador norte-americano Alexander Payne será o presidente do júri. Em declaração oficial, Payne referiu que se trata de uma honra e alegria poder integrar este corpo que exalta o cinema como forma de arte, respeitando a quase centenária história do festival.
O júri da competição internacional irá atribuir prémios que vão desde o tradicional Leão de Ouro a diversos galardões na área da interpretação. Ao longo da sua carreira, Payne contou com 24 nomeações aos Óscares, tendo conquistado duas vitórias na categoria de Melhor Argumento Adaptado pelos filmes 'Sideways' e 'Os Descendentes', enquanto 'Os Excluídos' contou com o reconhecimento na categoria de Melhor Atriz Secundária.
Paralelamente, o diretor prepara um novo filme, a ser rodado na Dinamarca rural, com o sonho declarado de realizar um 'western', acrescentando mais um capítulo à sua jornada no mundo cinematográfico.