Alerta UV: Continente e Madeira enfrentam níveis críticos de radiação ultravioleta
Todos os distritos de Portugal continental e a Madeira estão sob alerta elevado de exposição à radiação UV, segundo o IPMA. A previsão é de agravamento na próxima semana.

Hoje, todos os distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão classificados como tendo um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), conforme indicações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Este elevado risco de radiação ultraviolet vai manter-se até ao próximo domingo, mas a situação irá agravar-se na segunda-feira, quando algumas regiões, como a Guarda, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja, atingirão níveis de risco extremo. Os restantes distritos continuarão a estar em risco muito elevado.
A Madeira, por sua vez, permanecerá sob alerta de radiação UV muito elevada até o início da próxima semana.
Por outro lado, os Açores também estão a registar níveis de risco elevado a muito elevado para exposição à radiação UV até domingo.
A escala de exposição à radiação ultraviolet varia entre cinco níveis, que vão desde risco extremo a baixo. As diretrizes do IPMA recomendam que, em áreas com risco extremo, seja evitada a exposição solar na medida do possível.
Para aqueles que se encontram em regiões com risco muito elevado, é aconselhável o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéus, vestuário adequado, guarda-sóis e aplicação de protetor solar, além de evitar que crianças estejam expostas ao sol. Nas regiões com risco elevado, também se recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéus e protetor solar.