Luto Nacional pela Perda do General Amadeu Garcia dos Santos
O primeiro-ministro Luís Montenegro expressou profundo pesar pela morte do general Amadeu Garcia dos Santos, destacando o seu inestimável legado militar e cívico em prol de Portugal.

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, manifestou hoje a sua tristeza pela morte do general Amadeu Garcia dos Santos, um ícone militar e figura proeminente do 25 de Abril de 1974. Montenegro salientou o “legado militar e cívico de grande valor” que Garcia dos Santos deixa para todos, um legado que reflete o seu profundo amor à Pátria e dedicação ao serviço de Portugal.
Em uma publicação na plataforma 'X' (anteriormente conhecida como Twitter), o chefe do executivo enviou “sentidas condolências” à família e amigos do falecido, representando a tristeza partilhada pelo Governo português.
O general Amadeu Garcia dos Santos destacou-se como um dos seis oficiais que lideraram o golpe militar que transformou a história de Portugal em 1974. Durante o governo de António Guterres, presidiu à Junta Autónoma das Estradas (JAE), uma função que deixou após expor casos de corrupção.
Garcia dos Santos foi chefe do Estado-Maior do Exército entre 1982 e 1983 e também desempenhou o cargo de secretário de Estado das Obras Públicas nos Governos Provisórios liderados por Vasco Gonçalves.
Segundo informações do Exército, o velório de Amadeu Garcia dos Santos terá lugar no domingo, entre as 16:00 e as 23:00, na capela da Academia Militar em Lisboa. Na segunda-feira, dia 7, o velório recomeçará às 10:00, seguido de uma missa de Corpo Presente às 11:00. O cortejo fúnebre rumará posteriormente para o Cemitério do Alto de São João, onde o corpo será cremado às 13:00.