Autoridades emitem alerta para tempo e mar agitados nos Açores, com ondulação e ventos intensos, recomendando extrema cautela a marinhada e população.
As autoridades, nomeadamente a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha, emitiram um alerta para um agravamento das condições meteorológicas e marítimas no arquipélago dos Açores, com efeitos previstos entre agora e as 18h00 de quinta-feira.
Previsões e riscos:
Foi emitido um aviso de que a agitação marítima aumentará significativamente, sendo observada uma ondulação oriunda do quadrante norte-noroeste, com ondas que poderão atingir até seis metros e, em casos extremos, chegar a 11 metros. O período médio das ondulações oscilará entre os oito e os 12 segundos. Para além disso, ventos do norte com média de 65 km/h e rajadas de até 117 km/h estão previstos.
Medidas de segurança:
Face a estas condições adversas, é recomendada uma especial vigilância à comunidade marítima e à população. As autoridades sugerem reforçar as amarrações das embarcações, sejam estas atracadas ou fundeadas, e que se evite deslocar-se para o mar ou aproximar-se de zonas costeiras expostas à forte agitação das ondas. Recomenda-se também evitar passeios em áreas como molhes de proteção de portos, arribas e praias.
Além disso, a atividade de pesca lúdica deverá ser suspensa, especialmente nas proximidades de falésias e zonas de arriba onde a rebentação das ondas pode facilmente atingir áreas consideradas seguras.