Mundo

Zelensky prevê reunião com Papa Leão XIV no próximo domingo

há 2 horas

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou um possível encontro com o novo Papa Leão XIV no domingo, condicionado à evolução das negociações com a Rússia.

Zelensky prevê reunião com Papa Leão XIV no próximo domingo

Hoje, Volodymyr Zelensky, o Presidente da Ucrânia, anunciou a possibilidade de se encontrar com o novo Papa, Leão XIV, no próximo domingo. No entanto, o chefe de Estado sublinhou que a realização da reunião está sujeita a desenvolvimentos nas conversações diplomáticas com a Rússia.

"Se tudo correr bem, provavelmente será no domingo. Contudo, ainda não temos certeza sobre como a semana se desenrolará", afirmou Zelensky durante uma entrevista a cinco meios de comunicação, a apenas dois dias das primeiras negociações entre a Ucrânia e a Rússia, que estão agendadas para a Turquia.

A missa inaugural de Papa Leão XIV está prevista para ser celebrada na Praça de São Pedro, no Vaticano, no mesmo dia, com a presença de numerosos líderes internacionais, incluindo o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Zelensky já propôs um encontro direto com o líder russo, Vladimir Putin, durante as conversações de paz na Turquia, que terão lugar na quinta-feira. Esta será a primeira vez que ucranianos e russos se reúnem para negociações desde que as discussões bilaterais foram interrompidas na primavera de 2022, poucas semanas após o início da invasão russa.

Até ao momento, o Kremlin não se pronunciou sobre a proposta de Zelensky, mantendo assim a incerteza sobre a composição da delegação russa que irá participar nas conversações.

Os resultados das discussões entre Rússia e Ucrânia terão um impacto significativo na agenda de Zelensky, que também se deverá reunir com o Presidente turco, Erdogan, em Ancara, numa data próxima das negociações.

"Estamos num ponto em que a incerteza sobre o que pode acontecer amanhã é grande", enfatizou Zelensky durante a sua entrevista, conforme reportado pela agência France-Presse (AFP).

Na segunda-feira, foi a primeira vez que Zelensky conversou com o Papa Leão XIV desde a sua eleição, tendo aproveitado a oportunidade para o convidar a visitar a Ucrânia, país que ainda se recupera da devastação provocada pela invasão russa.

Um dia antes, o Papa já tinha apelado às "grandes potências" para que cessem os conflitos, clamando por uma paz justa e duradoura para a Ucrânia.

O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito Papa no dia 8 de maio, após dois dias de conclave no Vaticano, assumindo o nome de Leão XIV, em substituição ao Papa Francisco, que faleceu no passado dia 21 de abril, aos 88 anos.

Tags:
#PazNaUcrânia #DiplomaciaGlobal #EncontroHistórico