Zelensky critica ataque aéreo russo como "cínico e devastador"
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, denunciou hoje um ataque aéreo russo "cínico e massivo" a Kiev e outras regiões, causando pelo menos 23 feridos e uma noite de terror.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, manifestou-se hoje contra o recente ataque aéreo russo, descrevendo-o como "cínico e deliberadamente massivo", que atingiu a capital, Kiev, e várias outras regiões da Ucrânia, resultando em pelo menos 23 pessoas feridas.
“Assistimos a um dos mais abrangentes ataques aéreos que já vivemos; foi uma noite brutal e marcada pela falta de sono”, afirmou Zelensky através da sua conta no Twitter.
O líder ucraniano informou que as forças russas dispararam 550 mísseis, incluindo cerca de 330 drones de combate Shahed e mísseis balísticos, sublinhando que este ataque mais uma vez revela a falta de vontade da Rússia em terminar o conflito e o terror imposto.
O alarme de ataque aéreo em Kiev só foi cancelado por volta das 09:00 locais, após uma noite de receios e incertezas. Zelensky destacou que as operações para combater incêndios e limpar os destroços continuam em várias áreas afetadas.
Os primeiros sinais de alerta de ataque aéreo começaram a ser emitidos na quinta-feira, coincidindo com um telefonema entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder russo, Vladimir Putin.
“Isto deixa evidente que, sem uma pressão internacional significativa, a Rússia não mudará o seu comportamento destrutivo. Cada ataque a civis e à vida deve ser punido com sanções e repercussões econômicas adequadas”, reforçou o presidente ucraniano.
As forças ucranianas conseguiram neutralizar 270 alvos aéreos e bloquear outros 208 drones com tecnologias eletrónicas. Zelensky destacou também a importância do apoio internacional na defesa contra mísseis balísticos, realçando que os sistemas Patriot são essenciais para a proteção das vidas humanas.
A capital ucraniana foi particularmente afetada, assim como as regiões de Dnipropetrovsk, Sumi, Kharkiv e Chernigov, onde se registraram impactos diretos e fragmentos de drones.