Descubra como proceder ao voto antecipado, seja em mobilidade, no estrangeiro ou, em situações especiais, de forma simples e detalhada até às eleições de 18 de maio.
As eleições legislativas estão marcadas para 18 de maio, mas para facilitar a participação, foi criado o voto antecipado, designado "voto em mobilidade", a decorrer no dia 11 de maio.
Quem pode beneficiar: Todos os eleitores recenseados em Portugal têm acesso a esta modalidade, desde que efetuem a respetiva inscrição prévia.
Período de inscrição e como proceder: Os eleitores podem inscrever-se entre 4 e 8 de maio através do site oficial ou por via postal, enviando uma carta à Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, na Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 LISBOA, com os dados completos (nome, data de nascimento, número de identificação civil, morada, mesa de voto desejada e contacto).
No dia do voto: Após a inscrição, o eleitor deve dirigir-se à mesa de voto escolhida, identificando-se com o cartão de cidadão ou bilhete de identidade, e indicar a freguesia de recenseamento. Concluído o voto, é entregue o duplicado da vinheta de segurança como comprovativo.
Votação no estrangeiro: Os eleitores recenseados em Portugal, mas que se encontrem no estrangeiro no dia da eleição, podem votar antecipadamente entre 6 e 8 de maio nas secções consulares ou delegações externas, desde que a sua deslocação se deva a motivos profissionais, representem a seleção nacional ou estejam inseridos no meio académico ou de investigação. Tal como no voto em mobilidade, a identificação deve ser feita com CC ou BI e o comprovativo do voto é igualmente emitido.
Casos de presos e doentes internados: Estes eleitores devem comunicar a intenção de votar até 28 de abril, via meio eletrónico ou por carta à Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, acompanhada dos respetivos documentos comprovativos (emitidos pelo diretor do estabelecimento prisional ou pelo médico e direção do hospital). Se a comunicação for efetuada eletronicamente, o diretor do estabelecimento poderá proceder à junta dos nomes dos eleitores elegíveis. Entre 5 e 8 de maio, o presidente da câmara visitará estes estabelecimentos para recolher os votos.