'Recolonização', brincou a usuária do X que compartilhou a imagem. Sistema, de fato, está disponível na rede de supermercados Continente, em Braga.
"Aqui, você já pode pagar com o seu PIX do Brasil!", anuncia uma placa em um supermercado de Braga, em Portugal. A foto desse aviso, postada no X nesta sexta-feira (9), viralizou na rede social e gerou (bem-humoradas) reflexões históricas: "Incrível, a recolonização", brincou a usuária que compartilhou a imagem. "Civilizando a galera para o mundo digital", escreveu outra.
Sim, é verdade. A rede portuguesa Continente oferece a possibilidade de pagamento por PIX em seis filiais do norte de Portugal. Para usar a tecnologia, é necessário:
Basta abrir o aplicativo do banco, ler o QR Code, conferir as informações e aprovar a transação.
Em janeiro de 2025, após uma parceria entre a UNICRE (instituição financeira de crédito portuguesa) e o Braza Bank (banco de câmbio do Brasil, com operações em Portugal), o PIX passou a ser uma forma de pagamento disponível para brasileiros no país europeu.
As lojas interessadas devem ter uma conta em banco, plataforma ou fintech que tenha aderido ao PIX. Depois, basta definir uma chave (como o número do celular ou o endereço de e-mail) e pedir autorização do Banco Central de Portugal.
"A intensa imigração vinda do Brasil na última década, aliada aos mais de um milhão de brasileiros que visitam o nosso país anualmente, levou a UNICRE a estabelecer uma parceria com o Braza Bank, o maior banco cambial do Brasil. O objetivo é massificar o uso do PIX em Portugal, facilitando as transações tanto para residentes como para turistas brasileiros", afirma a empresa portuguesa, em nota.
Antes de o PIX ser lançado no Brasil, em 2020, Portugal já tinha o MB WAY, plataforma de pagamento digital criada em 2014.
Veja as diferenças entre os dois sistemas:
✅ PIX – Brasil
✅ MB WAY – Portugal