Auto

Vitória em Jerez: Alex Márquez brilha e retoma liderança na MotoGP

há 12 horas

Na quinta prova da temporada, o piloto espanhol da Ducati conquista a sua primeira vitória na MotoGP, arrancando de quarto na grelha e reganhando a cabeça do campeonato.

Vitória em Jerez: Alex Márquez brilha e retoma liderança na MotoGP

Alex Márquez, o mais novo dos irmãos Márquez, entrou na história ao ganhar o Grande Prémio de Espanha e, com isto, retomar a liderança do Mundial de MotoGP. Apesar de largar do quarto lugar, o piloto espanhol, a bordo da Ducati, mostrou classe e determinação, alcançando a frente logo na primeira curva da 11.ª volta.

Ao cruzar a linha de chegada, Alex terminava com uma vantagem de 1,561 segundos sobre o francês Fábio Quartararo (Yamaha), que assumiu a segunda posição, e 2,217 segundos a frente do italiano Francesco Bagnaia (Ducati), estabilizando o pódio.

A corrida decorreu com alguns incidentes marcantes: a ausência do português Miguel Oliveira, ausente para recuperar de lesão, e a queda de Marc Márquez na terceira volta, quando se encontrava em terceiro lugar. Este último perdeu o controlo da frente da sua Ducati à entrada da curva do estádio, após um contacto breve com Quartararo e Bagnaia, fazendo com que a mota deslizasse para a gravilha.

Apesar dos danos graves na lateral esquerda, Marc conseguiu voltar à pista, recuperando do lugar 22.º para o 12.º. A vitória de Alex, que se destacava já após ter triunfado nas corridas sprint e em eventos na Tailândia, Argentina e Qatar, marca a 200.ª vitória de um piloto espanhol no campeonato e é a primeira conquista do piloto na classe rainha, aos 29 anos.

O feito assinala também uma nova etapa na carreira de Alex, que já fora campeão de Moto3 (2014) e Moto2 (2019) e, agora, demonstra que o seu talento se traduz também em resultados na MotoGP. Com 140 pontos, o espanhol reganha a liderança do campeonato, ultrapassando o irmão Marc, que recua para a segunda posição.

A próxima emoção espera por todos no Grande Prémio de França, marcado para daqui a duas semanas, onde se aguarda ainda o regresso de Miguel Oliveira à competição.

Tags:
#MotoGP #VitoriaHistorica #Lideranca