Utentes da Fertagus exigem auditoria independente aos comboios
Utentes da Fertagus pedem uma inspeção independente aos comboios devido a repetidas avarias, que a empresa atribui à sinalização, gerando incómodo e atrasos.

A Comissão de Utentes da Fertagus fez um apelo urgente para que uma entidade independente realize uma inspeção aos comboios, considerando as frequentes avarias que têm ocorrido nos últimos meses. A transportadora justificou essas interrupções com problemas na sinalização.
Esta situação diz respeito à linha que liga Roma-Areeiro, em Lisboa, a Setúbal, que possui 10 estações na Margem Sul e quatro na capital. Aristides Teixeira, membro da Comissão, lamenta que a informação sobre a necessidade de 'reset' nos comboios só seja dada quando estes estão parados, causando transtornos aos utentes.
“A deslocação à estação já é um desafio. O comboio avança lentamente, muitas vezes ‘a soluços’, dificultando a viagem. Isso leva-nos a concluir que o problema é de qualidade dos materiais, com equipamentos antiquados. Por isso, insistimos numa inspeção independente aos comboios da Fertagus, especialmente com a aproximação de setembro, onde esperamos evitar um colapso total”, afirmou Teixeira.
Além disso, a Comissão vai propor a criação de um provedor dos passageiros, que deve ter experiência no uso dos transportes e a capacidade de implementar soluções para melhorar o serviço.
Os utentes exprimem grande preocupação, pois mesmo durante o período de férias escolares, as avarias persistem, desrespeitando horários e causando superlotação fora das horas de ponta.
“É fundamental resolver esta situação. Reconhecemos que a Fertagus é uma empresa privada e busca lucro, mas isso não deve vir à custa do conforto e segurança dos passageiros. Não podemos aceitar que as paragens sejam sempre atribuídas à sinalização, quando na verdade isso se deve a avarias”, acrescentou Teixeira.
A Comissão de Utentes da Fertagus tentará ser recebida ainda hoje pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação para apresentar as suas propostas.
A linha ferroviária que liga Lisboa à Margem Sul foi inaugurada a 29 de julho de 1999, com o intuito de reduzir o trânsito na Ponte 25 de Abril.