Mundo

União Europeia apela a reforço da colaboração com a Ucrânia para adesão

O Parlamento Europeu pede à Comissão Europeia para intensificar a parceria com a Ucrânia na sua adesão, sublinhando a importância do apoio contínuo durante a guerra.

há 5 horas
União Europeia apela a reforço da colaboração com a Ucrânia para adesão

Hoje, o Parlamento Europeu (PE) fez um apelo à Comissão Europeia para que intensifique a sua colaboração com a Ucrânia, visando a próxima fase do processo de adesão ao bloco europeu. Esta chamada foi acompanhada pela solicitação de um suporte político e militar contínuo ao país.

Num comunicado emitido pelos eurodeputados da Comissão de Negócios Estrangeiros, mencionam a aprovação de um relatório que solicita ao executivo liderado por Ursula von der Leyen que ajude Kyiv a implementar as reformas indispensáveis para ajustar o país aos “padrões europeus”.

Os eurodeputados salientaram que a Ucrânia deve continuar a avançar no respeito pelo Estado de direito, na reforma do sistema judicial e no combate à corrupção. Reconhecem que "fortalecer as instituições democráticas" em tempos de guerra representa um enorme desafio.

Contudo, foi destacado que é essencial que Kyiv mantenha a determinação nas reformas, mesmo em contexto de conflito. Também enfatizaram que o setor judicial se encontra entre os "mais suscetíveis à corrupção e à ingerência política", pedindo por transparência nas nomeações e promoção com base no mérito.

Para finalizar, os eurodeputados exigiram um apoio claro por parte da Comissão Europeia e de todos os estados-membros do bloco à soberania, liberdade e integridade territorial da Ucrânia.

#ApoioÀUcrânia #ReformasEuropeias #SoberaniaUcraniana