País

ULS Amadora-Sintra e Santa Maria reativam serviços clínicos com normalidade

há 16 horas

Com a energia totalmente restabelecida, as ULS retoman consultas, exames e cirurgias, mantendo os cuidados urgentes e a segurança dos dados sem interrupções.

ULS Amadora-Sintra e Santa Maria reativam serviços clínicos com normalidade

Após a integral reposta ao fornecimento de energia elétrica, a ULS Amadora-Sintra retomou hoje a sua atividade clínica, incluindo a realização de consultas, exames e cirurgias programadas. Durante o apagão que afetou todo o país, apenas os serviços emergenciais foram assegurados através de geradores.

A instituição anunciou que as atividades adiadas na segunda-feira serão remarcadas em breve, e pediu desculpa pelos inconvenientes, agradecendo ainda a compreensão dos utentes e o empenho dos profissionais envolvidos.

De forma semelhante, a ULS Santa Maria recomeçou hoje toda a atividade programada, suspendendo o seu Plano de Contingência, após ter adotado medidas em função da crise energética. A entidade enalteceu o profissionalismo das suas equipas, tanto nos cuidados clínicos como nos serviços de apoio, bem como o civismo demonstrado por utentes e familiares.

Em resposta a questionamentos da agência Lusa, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) confirmaram que, graças ao seu plano de contingência, os sistemas de informação e as comunicações com as unidades de saúde nunca foram comprometidos, mantendo a segurança dos dados. Contudo, foram registados contratempos pontuais na comunicação que afetaram prescritores, pontos de dispensa e utentes.

O operador de rede de distribuição de eletricidade, E-Redes, assegurou que o serviço já se encontra totalmente normalizado, retomando a funcionalidade plena na Península Ibérica.

Tags:
#AtendimentoSeguro #EnergiaRestaurada #CuidadosComSaúde