UCCLA é agraciada com a Ordem de Camões pelo Presidente da República
A UCCLA foi condecorada com a Ordem de Camões pelo seu papel na promoção da língua e cultura portuguesa, numa cerimónia marcada pela importância dos laços lusófonos.

Hoje, o Presidente da República de Portugal conferiu à UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, a distinção de membro honorário da Ordem de Camões, em reconhecimento da sua contribuição como "instituição precursora da fraternidade".
O secretário-geral da UCCLA, Luis Álvaro Campos Ferreira, expressou a sua "profunda gratidão" pela honraria, comprometendo-se a continuar a promover a língua e cultura portuguesas em todo o mundo lusófono, conforme assinala uma nota da organização.
Esta condecoração realça a relevância da UCCLA na "promoção de laços entre as cidades membros, projetos de cooperação urbana e iniciativas culturais, educativas e de desenvolvimento sustentável na comunidade lusófona", acrescenta.
Na cerimónia, realizada no Palácio de Belém, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa salientou o papel fundamental do fundador Nuno Krus Abecasis, cuja visão uniu capitais, cidades e povos. O Presidente destacou que a UCCLA "tem uma obra muito importante" construída ao longo de quatro décadas.
A cerimónia contou com a participação das Embaixadoras de Angola e Timor-Leste, do ex-Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, além de vários representantes de cidades e empresas associadas, e todos os colaboradores da instituição.
A Ordem de Camões, regulamentada em 2021, visa distinguir entidades ou indivíduos que tenham prestado "serviços relevantes à língua portuguesa e à sua projeção global, bem como à promoção das relações culturais entre as comunidades de expressão portuguesa", além de apoiar a conservação dos laços das comunidades portuguesas com Portugal.