Mundo

Trump solicita "cessar-fogo de 30 dias" após diálogo com Zelensky

há 4 horas

O líder dos EUA, Donald Trump, pediu um "cessar-fogo incondicional de 30 dias" na Ucrânia, em consonância com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, após uma conversa que reforçou os esforços pela paz.

Trump solicita "cessar-fogo de 30 dias" após diálogo com Zelensky

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um apelo a um "cessar-fogo incondicional de 30 dias" na Ucrânia, alinhando-se assim com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, logo após uma conversa entre ambos.

“Os Estados Unidos defendem, idealmente, um cessar-fogo incondicional de 30 dias”, afirmou Trump numa publicação na sua plataforma social Truth. A condição, segundo o presidente, é que tanto a Rússia como a Ucrânia “terão de ser responsabilizadas” pelas suas ações. Trump acrescentou que, “se o cessar-fogo não for respeitado, os Estados Unidos e os seus aliados irão aplicar novas sanções”.

O ex-presidente prometeu continuar a trabalhar pela paz entre a Rússia e a Ucrânia em colaboração com as nações europeias, garantindo que, se necessário, estará disponível para intervir rapidamente. “Este cessar-fogo deve, em última análise, resultar num acordo de paz. Acreditamos que isto pode ser alcançado de forma célere”, destacou.

A conversa entre Zelensky e Trump ocorreu horas após o parlamento ucraniano ratificar um acordo de parceria económica com os Estados Unidos, num dia significativo para a Ucrânia que celebra o Dia da Vitória sobre a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial.

Zelensky reiterou a Trump a sua disposição para um cessar-fogo completo e incondicional com a Rússia. “Foi uma conversa positiva”, relatou Zelensky na plataforma Telegram, acrescentando que a Ucrânia está pronta para se sentar à mesa das negociações em qualquer formato, desde que a Rússia demonstre a sinceridade das suas intenções para terminar o conflito.

Trump, por sua vez, expressou o seu desejo de ver a guerra a terminar e manifestou a sua disposição para apoiar um cessar-fogo. O diálogo, que durou cerca de vinte minutos, focou-se na diplomacia e nas possibilidades de estabelecer um cessar-fogo nas frentes de combate com as tropas russas.

Recentemente, na Casa Branca, Trump elogiou a ratificação do acordo sobre a exploração de minerais entre a Ucrânia e os Estados Unidos, sublinhando a importância deste contrato para o acesso a recursos estratégicos. O departamento de Estado norte-americano esclareceu que este acordo não está ligado às futuras negociações para o fim do conflito.

O pacto abrange a exploração de minerais, petróleo e gás na Ucrânia e foi assinado no final de abril, após tensões que culminaram numa troca de palavras entre Trump e Zelensky no início de fevereiro.

Tags:
#Cessarfogo #DiplomaciaGlobal #PazNaUcrânia