Mundo

Conheça Leão XIV: O Primeiro Papa Norte-Americano e suas Curiosidades

há 3 horas

Leão XIV, o novo Papa, é formado em Matemática e Teologia, além de apaixonado por ténis. Descubra mais sobre a vida e pensamentos deste destacável líder da Igreja Católica.

Conheça Leão XIV: O Primeiro Papa Norte-Americano e suas Curiosidades

O cardeal Robert Prevost, aos 69 anos, fez história ao ser escolhido como o primeiro norte-americano a liderar a Igreja Católica, após um conclave de dois dias e quatro votações.

Ao adotar o nome Leão XIV, o novo Papa honra tanto a tradição do último pontífice com essa denominação no século XIX como o compromisso com a justiça social defensor pelo Papa Francisco, como explica uma especialista em religião.

Veja abaixo alguns detalhes interessantes sobre o novo pontífice:

  • Educação Diversificada: Leão XIV formou-se na Universidade de Villanova, na Pensilvânia, em Matemática, tendo concluído a licenciatura em 1977. Além disso, ingressou na União Teológica Católica de Chicago, onde obteve um diploma em Teologia. O Corriere della Serra acrescentou que o Papa também é graduado em Filosofia.
  • Influência no Conclave: Prevost, que foi convocado pelo Papa Francisco para liderar a equipa responsável pelas nomeações de bispos a nível global, possuía uma influência significativa no conclave, sublinhando o seu papel destacado entre os cardeais.
  • Personalidade Agradável: O reverendo Fidel Purisaca Vigil, que trabaja na Diocese de Chiclayo, destacou o bom humor e alegria constantes de Prevost, mesmo diante de desafios.
  • Apaixonado por Ténis: Em uma entrevista de 2023, Leão XIV manifestou-se como um entusiasta do ténis e expressou a vontade de retornar às quadras após pouco tempo de inatividade: “Estou ansioso para voltar a jogar”, afirmou.
  • Interesses Pessoais: Em tempos livres, o novo Papa gosta de ler, fazer caminhadas longas e viajar, além de aproveitar momentos de descontração com amigos e conhecer novas pessoas.
  • Critico da Política Americana: Prevost não hesitou em criticar a administração de Donald Trump, posicionando-se contra as políticas de imigração do vice-presidente, J.D. Vance, e defendendo que "Jesus não nos pede para hierarquizar o nosso amor pelos outros".
  • Pontuação em Relação à Comunidade LGBTQ+: A posição de Leão XIV sobre os fiéis LGBTQ+ difere da de Francisco, pois em outubro do ano passado, enfatizou a necessidade de mais diálogos nas conferências episcopais para abordar as bênçãos, respeitando as várias culturas onde a homossexualidade ainda é criminalizada.

Embora tenha enfrentado controvérsias no passado, a sua diocese no Peru rejeitou as alegações de encobrimento de abusos sexuais, segundo a BBC.

Tags:
#LeãoXIV #PapaNordamericano #IgrejaCatólica