Economia

Taxas Euribor superam 2% em todos os prazos

As taxas Euribor a três, seis e 12 meses registaram hoje variações, com a três meses a fixar-se em 2,001%. A taxa a seis meses é agora a mais utilizada para créditos à habitação em Portugal.

há 8 horas
Taxas Euribor superam 2% em todos os prazos

A taxa Euribor apresentou um aumento significativo hoje, subindo para níveis superiores a 2% em todos os prazos. A taxa a três meses fixou-se em 2,001%, enquanto a taxa a seis meses atingiu 2,070% e a de 12 meses subiu para 2,089%.

A taxa a seis meses tornou-se particularmente relevante a partir de janeiro de 2024, sendo a mais frequentemente utilizada em Portugal para créditos à habitação com taxa variável. Dados do Banco de Portugal (BdP) relativos ao mês de maio revelam que a Euribor a seis meses representava 37,75%% do total das hipotecas com taxas variáveis. As taxas a 12 e a três meses correspondiam a 32,32%% e 25,57%%, respetivamente.

Além disso, as médias mensais da Euribor registaram uma diminuição em junho, embora de forma menos acentuada em comparação com meses anteriores, com a média a três meses a descer para 1,984%% e a de seis meses para 2,050%%.

Na última reunião do Banco Central Europeu (BCE), que decorreu a 04 e 05 de junho em Frankfurt, a taxa de juro foi reduzida em 0,25 pontos base, ficando a principal taxa diretora em 2%%. Este foi o oitavo corte desde o início deste ciclo em junho de 2024 e, segundo especialistas, é esperado que esta seja a última diminuição de 2024.

A próxima reunião de política monetária do BCE está agendada para 23 e 24 de julho em Frankfurt.

As taxas Euribor são definidas a partir da média das taxas que 19 bancos da zona euro estão dispostos a praticar entre si no mercado interbancário.

#TaxasEuribor #CréditosÀHabitação #MercadoFinanceiro