Economia

TACV reage à chegada de novas companhias aéreas de baixo custo

A Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) está a desenvolver uma nova estratégia para lidar com a concorrência de voos low cost que ligam o arquipélago à Europa a partir de outubro.

09/07/2025 20:00
TACV reage à chegada de novas companhias aéreas de baixo custo

A Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) está a preparar uma resposta estratégica à introdução de voos low cost que começam em outubro, nomeadamente com a entrada da Easyjet nas ligações para a Praia e Mindelo. De acordo com uma fonte da companhia, a TACV reconhece a necessidade de adaptar-se a esta nova concorrência, focando-se nas tarifas mais competitivas nas rotas Lisboa-Praia e Lisboa-Mindelo.

A presença de companhias de baixo custo não é uma novidade para a TACV, que já enfrenta a competição da Transavia, que opera para a Praia e Sal, além dos serviços da Easyjet para Sal. “Ainda não estamos prontos para anunciar as mudanças que vamos realizar, mas é nossa intenção continuar a operar normalmente”, afirmou a fonte.

A companhia, que atua sob a marca Cabo Verde Airlines, oferece voos para Lisboa, Porto, Paris, e Bergamo. No último relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), foi destacado que a TACV não é lucrativa e que a entrada de uma companhia aérea low cost pode intensificar a concorrência internacional, além de abrir espaço para o Estado repensar a gestão das finanças públicas no setor.

O Governo expressou preocupações em relação à dependência excessiva de empresas de baixo custo para as ligações internacionais e tem enfatizado a importância de fortalecer as ligações internas, com investimentos e melhorias projetadas para 2024.

#ConcorrenciaAerea #TurismoCaboVerde #MobilidadeAerea